A Microfusão de Medicamentos na Pele (MMP) é um método de administração de medicamentos na pele e cabelos, por meio de um aparelho com ponteira de agulhas muito finas através das quais os ativos são introduzidos em locais específicos de tratamento, após o procedimento a ponteira é descartada.
A grande vantagem do MMP é a possibilidade de acelerar e aumentar a eficácia de alguns tratamentos, pois os princípios ativos penetram mais profundamente na pele comparado a tratamentos tópicos.
Quando um medicamento é tomado por via oral, ele passa por diferentes partes do nosso corpo e, portanto, os ativos não chegam em quantidades adequadas e exatamente na área a ser tratada. Além de desencadearem efeitos colaterais sistêmicos.
Graças à técnica de MMP, os ativos injetados são entregues te forma mais precisa e uniforme atingindo facilmente a região alvo a ser tratada. Um procedimento pode ter vários propósitos, cada um dos quais exigindo um medicamento específico.
Alguns problemas dermatológicos que podem ser tratados com o MMP, são: alopecia androgenética (calvície), melasma, psoríase, queda capilar (aumento de volume capilar ), sardas brancas, cicatrizes de acne, cicatrizes em geral, estrias, olheiras e queloides.
A microfusão de medicamentos na pele é um procedimento simples, mas sempre deve ser realizada por um profissional qualificado. O procedimento é rápido e simples, geralmente sem necessidade de anestesia.
A técnica pode ser desconfortável, mas não é extremamente dolorosa. O medicamento é introduzido por meio de um dispositivo de microagulha que desliza sobre a pele. A velocidade e a profundidade são controladas pelo médico aplicador.
A principal vantagem de realizar MMP é garantir a ação dos medicamentos utilizados diretamente no local selecionado. Seja na pele ou no couro cabeludo, ao injetar ativos, o risco de sofrer efeitos colaterais cai drasticamente em comparação com medicamentos orais. Vale ressaltar se você é alérgico ou tem contraindicação ao uso de algum deles medicamento, também não deve ser usado pelo MMP. Outro ponto positivo desse tratamento é a capacidade de injetar a quantidade perfeita do produto diretamente na pele, sem medo de que parte do medicamento não seja absorvida (por exemplo, com cremes).